quinta-feira, 24 de março de 2011

Banana vinagre


Parece esquisito, mas é o nome vulgar dessa banana aí da foto. Quando madura é de cor avermelhada. Até pra gente idosa que conheço, perguntei e tive a confirmação. Lembra um pouco a banana da terra pelo seu volume, porém mais arredondada. Pode ser degustada de várias maneiras: experimentei frita, mas não fica muito boa, porque ela tem uma polpa bem hidratada, ficando murcha e encolhida, mas dá pra comer. Ao natural é uma delícia, tem na sua polpa uma cor amarelada, diferente da banana prata que é esbranquiçada. Para quem gosta de apreciar um paladar de banana, vale a pena, cada uma pesa mais ou menos 200 gramas, sustenta bem e acalma até a hora do almoço. É rica em potássio, prevenindo câimbras, muitas vitaminas, funciona como antitérmico, além de ser uma fruta que não atrapalha em nada quem tem problemas de úlcera, gastrite, é de fácil digestão. Naquele bolo chamado cuca de banana fica uma verdadeira loucura que não dá vontade de parar de comer.

4 comentários:

  1. Conheço por banana São Tomé, mas sei que os vinagres de banana são tradicionalmente feitos com uma banana em especial, provavelmente essa daí, talvez por isso o nome...

    ResponderExcluir
  2. conheço essa variedade no meu quintal só tem um pé

    ResponderExcluir
  3. tenho um pé dessa banana no meu quintal, os meus vizinhos tem vários pés dessa banana, apesar disso nunca cheguei a comer, mas vou experimentar.

    ResponderExcluir
  4. conheci hj esta banana comi e achei deliciosa diferente das outras o sabor
    ....

    ResponderExcluir